A Bozelli
O atraso na fala de uma criança pode ser ocasionado por diversos motivos e é bom sempre estarmos atentos, pois quanto antes for diagnosticado, mais fácil será o tratamento e a cura.
Por que uma criança tem atraso de fala?
São muitos os motivos pelos quais uma criança tem atraso na fala. Vamos destacar aqui alguns desses motivos:
1 – Apraxia da fala: Distúrbio motor que afeta os movimentos da boca, língua, lábios e todas as partes do corpo necessárias para a fala. Tentam falar, porém não conseguem;
2 – TDL (transtorno do desenvolvimento da linguagem): Ocorre quando uma criança ou adulto tem dificuldades em produzir e/ou compreender linguagem, sem que haja uma causa evidente.
3 – Mutismo seletivo: Se trata de um transtorno psicológico, com diagnóstico feito por um neurologista ou psiquiatra infantil, caracterizado pela recusa em falar em determinados momentos. Geralmente esse problema de atraso de fala se dá em crianças tímidas ou ansiosas;
4 – TEA: O transtorno do espectro do autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. No caso do autismo, uma característica comum é o atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala e a dificuldade de iniciar e manter um diálogo.
5 – Alimentação: Crianças com hábitos alimentares de comidas que não precisam mastigar (batidas no liquidificador ou muito cozidas), ou que fazem uso de chupetas e mamadeiras com bico aumentado por tempo prolongado podem ter atraso na fala;
6 – O respirador oral é vulnerável a otites, isto pode interferir na capacidade de percepção dos sons da fala durante o desenvolvimento, determinando atrasos ou alterações. Esta dificuldade na percepção dos sons dificulta a aquisição e correção da fala.
7 – Epilepsia: Crianças com epilepsia podem ser diagnosticadas com atraso na fala;
8 – Síndromes genéticas: Muitas crianças podem nascer com síndromes genéticas específicas, que entre outros problemas, terão atraso na fala;
9 – Pouca brincadeira: Brincar faz parte do desenvolvimento saudável de uma criança e a falta dessa atividade pode prejudicar a fala dos pequenos. Brincar de faz-de-conta, cantor, fantoches, dar comida para bonecas, são exemplos de brincadeiras que podem ajudar o desenvolvimento da fala;
10 – Excesso de tecnologia: Um dos muitos problemas que o excesso de tecnologia pode causar nas crianças é o atraso na fala. Vídeos e jogos no celular são vilões no desenvolvimento das nossas crianças;
11 – Falta de estímulo adequado: Saber conversar com as crianças, apresentar o mundo a elas, nomear os objetos a sua volta, cantar e ler histórias são estímulos que ajudam evitar o atraso de fala;
12 – Dificuldade auditiva: A audição é importante no desenvolvimento da fala, procure um pediatra ou um otorrino para que esses profissionais possam avaliar a audição e evitar o atraso de fala em seu filho.
Como saber se seu filho ou filha não tem atraso na fala:
Observando alguns aspectos do marco do desenvolvimento, sendo eles:
Aquisição fonológica:
1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses
Falar os seguintes fonemas:
P/B – Papai, bebê
T/D – tia, dedo
M/N – mamãe, navio
C/G – casa, gato
2 anos e 6 meses a 3 anos e 6 meses
Falar os seguintes fonemas:
N/H – galinha
F/V – faca, vovô
S/X – Sapo, xícara
Z/J – zebra, jogo
3 anos e 6 meses a 4 anos e 6 meses
Falar os seguintes fonemas:
L – lobo
LH – olho
B – barata
Arquifonema R – porta
Arquifonema S – pasta
Desenvolvimento motor grosso, fino e auditivo:
Até os 3 meses:
Reage a sons altos
Acalma-se ou sorri quando ouve a fala
Reconhece sua voz e para de chorar ao ouvi-la
Para ou inicia a sucção enquanto mama ao ouvir a voz
Articula sons com a boca
Chora de maneira diferente para necessidades diferentes
Dos 4 aos 6 meses:
Segue os sons com os olhos
Reage ás mudanças no seu tom de voz
Da atenção a brinquedos que produzem sons
Presta atenção à música
Dos 7 meses a 1 ano
Gosta de brincar de “esconde-achou” e de bater palmas com música
Vira-se para a direção dos sons
Presta atenção quando você fala com ele
Entende palavras comuns “água”, “mamar”, “sapato”
Atende à chamados como “vem cá”
Balbucia sílabas repetidas como “dadada”, “papapa”
De 1 a 2 anos
Aponta para algumas partes do corpo quando você fala o nome delas
Obedece a comandos simples (“chuta a bola”) e entende perguntas simples (“cadê seu sapato?”)
Se diverte com histórias, músicas e rimas simples
Aponta para figuras em livros quando você fala os nomes
De 2 a 3 anos
Usa frases com duas ou três palavras para se expressar ou perguntar
Fala de um jeito que pessoas da família e amigos entendem
De 3 a 4 anos
Ouve quando você chama de outro cômodo
Ouve a TV no mesmo volume que as demais pessoas da casa
responde perguntas simples como “quem”, “O quê?”. “Onde?”, “Porquê?”
Pode falar sobre suas atividades, na escola ou fora dela
De 4 a 5 anos
Presta atenção às pequenas histórias e responde perguntas simples sobre elas
Ouve e entende a maioria das coisas que são ditas em casa e na escola
Usa frases com riqueza de detalhes
Conta histórias até o fim
É sempre bom lembrar que cada criança tem seu nível de desenvolvimento e apresentam sinais específicos sobre o desenvolvimento da fala.
Caso você tenha dúvidas ou precise de um diagnóstico sobre atraso de fala de uma criança, consulte um pediatra e/ou um fonoaudiólogo.
Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.
Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.
Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!
Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!