A Bozelli
Quando falamos do cuidado com nossas crianças, a vacinação é fundamental para o bom desenvolvimento de nossos filhos. E mantê-los saudáveis e longe de enfermidades passa também por manter o calendário de vacinação em dia.
E uma dessas enfermidades é o rotavírus. Essa é mais uma das doenças que são preveníveis por vacinas e fazem parte do calendário de vacinação infantil.
Por isso, nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre essa doença, suas principais características e apresentaremos outras informações importantes como:
Vamos começar?
O Rotavírus é uma doença que causa uma inflamação aguda (gastroenterite) no tubo digestivo.
Existem três tipos de Rotavírus capazes de causar uma infecção no ser humano e, por isso, é possível ser contaminado mais de uma vez. No geral são sete sorotipos.
O diagnóstico pode ser feito através do exame laboratorial das fezes da pessoa. E os sintomas podem conter diarreia, cólicas, náuseas e vômitos.
A transmissão da doença ocorre pelo contato direto por objetos contaminados que são levados à boca. Por isso, é muito comum em crianças pequenas.
Agora que você já conhece um pouco sobre, vamos falar sobre a Vacina do Rotavírus!
A Vacina do Rotavírus protege contra as gastroenterites causadas pelo vírus.
Existem dois tipos de vacinas, a monovalente (oferecida na rede pública e particular) e a pentavalente (oferecida apenas na rede particular). Entenda as diferenças entre elas:
Ela contém apenas um tipo de vírus. É composta por esse vírus atenuado e outros componentes como sacarose, adipatodissódico, meio Eagle modificado Dulbecco (DMEM) e água estéril.
Ela é composta por cinco tipos de rotavírus atenuados, sacarose, citrato de sódio, fosfato de sódio monobásico monoidratado, hidróxido de sódio, polissorbato 80, meios de cultura e traços de soro fetal bovino.
De acordo com o Calendário de Vacinação Infantil, a vacina deve ser aplicada a partir do segundo mês de vida até o sétimo mês, em duas ou três doses – dependendo do tipo de vacina aplicada.
A vacina é contraindicada para crianças acima da idade recomendada. Também aquelas fazem uso de medicamentos imunossupressivos, que possuem alergia a alguns dos componentes da vacina ou com doença do aparelho gastrointestinal.
A vacina é aplicada de forma oral em ambos os casos e tem uma idade limite para início de 3 meses e 15 dias (14 semanas). Após esse período ela não é iniciada. Da mesma forma, a última dose deve ser tomada antes de completar o oitavo mês de vida.
Veja abaixo o esquema de doses:
São oferecidas em duas doses, com intervalo mínimo de um mês (quatro semanas), a partir da sexta semana de idade. 2 e 4 meses.
Também pode ser aplicada para crianças a partir da sexta semana com intervalo de quatro semanas. Porém é realizada em três doses.
o bebe estiver com febre de moderada a alta ou diarreia intensa. Febre baixa e diarreia leve não são impeditivos.
Podem ser vacinados nos casos em que não ocorrer sinais de deficiência imunológica.
Não é necessário imunizar novamente nos casos em que o bebê regurgitar após a vacina
E procure um médico nos casos em que essas reações se mostrarem graves ou persistentes, durando por mais de 24h.
Onde pode ser encontrada:
O Centro de Vacinação Bozelli, disponibiliza a Vacina BCG e todas as vacinas seguindo o calendário de imunizações da SBIm. Possuímos uma estrutura completa para a segurança do seu bebê, da compra à administração da vacina.
Fale conosco pelo WhatsApp Bozelli
https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-rotavirus
Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.
Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.
Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!
Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!