A Bozelli
O sistema reprodutivo feminino é bastante complexo e precisa funcionar em perfeita harmonia para que a mulher tenha uma excelente qualidade de vida e não sofra com problemas nesse sistema.
Mas sabemos que isso nem sempre acontece. É comum vermos milhões de mulheres sofrendo com patologias ginecológicas. Algumas delas são benignas e outras, infelizmente, não.
Hoje vamos falar sobre a endometriose, uma doença ginecológica benigna. Falaremos sobre:
Boa leitura!
Como falamos acima, a endometriose é uma doença benigna que atinge o sistema reprodutor feminino. O endométrio – tecido que reveste a parede interna do útero – se descola no período menstrual e se implanta em outros órgãos da pelve como trompas, ovários, intestino e bexiga.
A endometriose pode ocorrer desde as adolescentes que menstruam até as mulheres que estejam em pré menopausa. Porém, costuma ser identificada em mulheres próximas aos 30 anos de idade.
Essa afecção pode ocorrer tanto de forma sintomática quanto assintomática. Nos casos em que há sintomas, podemos destacar:
Ao notar os sintomas acima, é importante agendar uma consulta com uma ginecologista para buscar um diagnóstico para esses sintomas. O primeiro passo é a realização do exame clínico ginecológico. São exames complementares comuns:
O tratamento para endometriose pode ser realizado tanto de forma medicamentosa quanto de forma cirúrgica.
Para mulheres mais jovens podem ser utilizados tratamentos hormonais com anticoncepcional e análogos do GnRH, que suspendem a menstruação. Esse último pode provocar efeitos colaterais indesejados.
Para os casos de dor pélvica com muitos pontos de endometriose, pode ser recomendada a videolaparoscopia. A partir desse procedimento, é possível diagnosticar o número de lesões, aderências e a obstrução das trompas, classificando assim o gravidade dessa doença, bem como realizando o tratamento dessas lesões.
Nos casos em que a mulher não pretende ter mais filhos, a remoção dos ovários e do útero também pode ser uma alternativa de tratamento.
Essa é uma doença que não tem cura. A doença regride espontaneamente com a menopausa, por causa da queda na produção dos hormônios femininos. O tratamento da endometriose tem como objetivo aliviar a dor e minimizar os sintomas, diminuindo lesões e aumentando as possibilidades de gravidez.
fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/endometriose/ https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/endometriose
Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.
Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.
Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!
Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!