Vacina da Poliomielite: : Entenda a Importância

Neurologista Infantil Sorocaba
O que faz um Neurologista Infantil/Neuropediatra
17 de dezembro de 2020
Vacinas que a Gestante Deve Tomar
Vacinas que a Gestante Deve Tomar: 3 obrigatórias e 6 a depender
5 de janeiro de 2021
Vacina da Poliomielite Sorocaba

A Poliomielite é uma das doenças infantis que mais mobilizam os órgãos de saúde em campanhas de conscientização e vacinação. Mesmo erradicada no país há décadas, ainda é tratada com muito cuidado.

E o principal motivo é porque o poliovírus é causador da paralisia infantil. Por isso, neste artigo, vamos abordar tudo que você deve saber sobre a Poliomielite, sua vacina e principais formas de tratamentos.

Você verá:

  • O que é Poliomielite?
  • Como a Poliomielite é transmitida?
  • Sintomas da Poliomielite
  • Vacinas
  • Onde encontrar vacina da Poliomielite

Boa leitura!

O que é Poliomielite?

A Poliomielite é uma doença viral infecciosa aguda, causada pelo Poliovírus, que vive no intestino

A doença é mais comum em crianças de até 4 anos, por isso ficou conhecida como “paralisia infantil”, mas pode também ocorrer em adultos

Esse é o principal motivo pelo qual as campanhas focam na vacina da Poliomielite nos primeiros anos de vida.

Mesmo sendo considerado um país onde o vírus foi erradicado, não é possível considerarmos que não há risco, uma vez que ele pode vir outras nações onde ainda está presente.

Transmissão da Poliomielite

A Poliomielite pode ser transmitida de uma pessoa para a outra e o contágio acontece através da boca, com alimentos ou água contaminados. O contato com fezes – comum em ambientes com condições precárias sanitárias – também é outra forma de transmissão da doença.

Quando falamos do contágio entre duas pessoas, ele pode ocorrer ao falar, tossir ou espirrar, quando liberamos algumas gotículas.

Sintomas da Poliomielite

A Poliomielite nem sempre causa sintomas no indivíduo. Isso significa que, em alguns casos, ela age de forma assintomática.

Porém, mesmo assintomático, quem está contaminado por transmitir o vírus, sendo mais frequente a transmissão nesses casos. Por isso as campanhas de prevenção são fundamentais.

Tipos de Poliomielite

A doença da pólio se manifesta de duas formas diferentes, sendo paralítica e não-paralítica. Os sintomas são variados entre os dois tipos da doença. Veja mais sobre elas:

Poliomielite Não-paralítica

Esse tipo é o mais comum da doença. Os sintomas não costumam aparecer rapidamente e, quando aparecem, é bastante similar aos sintomas da gripe, como:

  • Febre.
  • Garganta inflamada.
  • Dor de cabeça.
  • Vômitos.
  • Cansaço
  • Dor nas costas e/ou rigidez muscular.
  • Dor de garganta.
  • Rigidez nos braços e pernas

Poliomielite Paralítica

Essa variação da poliomielite atinge menos de 1% das pessoas contaminadas. Os sintomas são os mesmos da não-paralítica e podem se acrescentar fraqueza e perda dos reflexos ou sensibilidade incomum à dor.

Como se prevenir contra a Poliomielite?  

A única maneira de evitar o contágio do poliovírus é com a vacina da poliomielite.

Além disso, as más condições de higiene e sanitárias devem ser combatidas. Com relação aos dois tipos de vacina:

Vacina VOP (gotinha)

A Vacina Oral Poliomielite (VOP) é realizada através da gotinha, feita a partir do vírus enfraquecido. Ela é considerada uma vacina bivalente e que protege com os sorotipos 1 e 3 da doença.

Vacina VIP 

A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) é aplicada de forma intramuscular, ou seja, ela é injetável. A VIP é produzida a partir de partes do poliovírus inativado. Ela também se diferencia da VOP por ser trivalente, protegendo contra os sorotipos 1,2 e 3 da doença.

A vacina da poliomielite também é encontrada nas vacinas penta e hexavalente, que possuem por característica a prevenção de várias doenças em uma mesma dose.

Qual idade para tomar a Vacina da Poliomielite?

A vacina da Poliomielite é uma daquelas vacinas que devem iniciar aos 2 meses de vida. As outras duas doses são feitas no 4º e 6º mês, com reforços no 15º mês e aos 4 anos de idade.

Na rede pública, os reforços são feitos com a VOP, enquanto que as três doses do esquema primário com a vacina inativada injetável. 

Na Centro de Vacinação Bozelli, temos disponível apenas a VIP, que possui o vírus inativado. Que está conjugado na nossa HEXAVALENTE e PENTAVALENTE que são injetáveis. 

Onde tomar a vacina da Poliomielite em Sorocaba?

A Clínica Bozelli oferece em nosso Centro de Vacinação em Sorocaba a vacina contra a pólio e uma outra série de doenças preveníveis através da imunização.

Fale conosco e descubra como podemos ajudar na saúde da sua família!

fonte: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infecções/enterovírus/poliomielite

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/poliomielite-sintomas-transmissao-e-prevencao

https://www.gov.br/saude/pt-br

hermespardini.com.br/blog/?p=746