Cardiologista: porque você deve se consultar com um

Fisioterapia em Sorocaba
Fisioterapia: porque você deve fazer
28 de julho de 2020
Vacina de Sarampo Sorocaba
Vacina contra Sarampo: Saiba tudo sobre e como se vacinar
23 de agosto de 2020
Consulta com Cardiologista

Você marcou sua consulta em uma clínica médica, passou com o clínico e ele te encaminhou para o cardiologista, aí bateu aquele medo e você ficou se perguntando o que será que um cardiologista faz? Aqui você encontrará as respostas, vem comigo!

A cardiologia é a especialidade médica que cuida do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração e outras estruturas do sistema circulatório. O cardiologista trata de doenças como angina, arritmias, aterosclerose, colesterol alto, hipertensão, infarto e insuficiência cardíaca.

Mas qual a importância do cardiologista na saúde e na qualidade de vida do paciente?

As doenças cardiovasculares (infarto, acidente vascular cerebral – AVC, Hipertensão, aterosclerose) são as principais causas de morte no mundo, apresentando taxas de mortalidade maiores do que o câncer. Dessa a forma, o cardiologista se torna muito importante, porque faz a prevenção e o tratamento dessas doenças.

E aí vem a pergunta:

A partir de qual idade eu devo procurar um cardiologista? 

Se você não tem nenhum fator de risco (pressão alta, obesidade, colesterol alto, diabetes, problema renal, problemas cardíacos na família, tabagismo, sedentarismo, uso de anticoncepcional, vida muito estressante e dieta inadequada), recomendamos consultar o cardiologista pela primeira vez aos 40 anos. Caso você tenha algum fator de risco, deve consultar pelo menos aos 30 anos.

Mas lembre-se sempre que deverá passar por uma avaliação cardiológica antes de iniciar a prática de atividade física e realização de cirurgias.

Além disso, se você está fazendo algum tipo de tratamento para câncer (quimioterapia por exemplo), deverá fazer seguimento com cardiologista também.

Quais os sintomas que me indicam a necessidade de um cardiologista?

Se você sente batedeira ou palpitação, dor no peito, principalmente quando faz exercício, falta de ar, pressão alta, pressão na nuca, inchaço nos pés, são indícios de que você deve procurar um médico especializado. Mas deve procurar também quando está muito acima do peso, com colesterol alto, triglicérides alto e aumento da pressão.

Quais os problemas cardíacos mais comuns?

Podemos destacar como alguns das doenças cardíacas mais comuns:

  • Hipertensão arterial
  • Dislipidemias – Colesterol e triglicérides altos
  • Aterosclerose – “entupimento” das artérias
  • Angina 
  • Infarto
  • Arritmias cardíacas
  • Insuficiência cardíaca
  • Problemas nas válvulas do coração
  • Problemas na aorta

O que devo perguntar ao cardiologista na consulta?

Quando você marcar uma consulta com o cardiologista, primeiramente lembre se sempre de informar problemas de coração na família, assim como os sintomas que sente, todos eles. Além disso, não deixe de falar sobre tabagismo, etilismo, uso de drogas e remédios.

Mas também não deixe de perguntar: como está minha pressão? como está meu colesterol? E o triglicérides? E a glicose? Quais dietas recomendadas? quais medicações deverei usar? Quais atividades físicas posso fazer?

Qual remédio faz mal para o coração?

Existem medicações que podem ter efeito colateral no coração como anti-inflamatórios, reposição hormonal, anti-depressivos, entre outros. Mas não que façam mal, podem ter efeitos colaterais cardíacos, no entanto se bem indicados não há o que preocupar.

Todas as doenças do coração são tratadas com remédios?

Não, boa parte delas conseguimos resolver e evitar com boa alimentação, prática de atividade física e mudanças de hábitos!

Procura um cardiologista em Sorocaba?

Se você busca uma Clínica de Cardiologia em Sorocaba, completa e com os melhores profissionais para cuidar de você e da sua família, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar!