Fisioterapia: porque você deve fazer

Centro de Vacinação
Centro de Vacinação Bozelli
21 de julho de 2020
Consulta com Cardiologista
Cardiologista: porque você deve se consultar com um
4 de agosto de 2020
Fisioterapia em Sorocaba

O que é a fisioterapia?

A fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata distúrbios do movimento humano, gerados por alterações genéticas, por traumas ou por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional e sistemas do corpo humano, ou seja, a fisioterapia tem o objetivo de ajudar as pessoas a superar e/ou diminuir as suas dificuldades físicas, colaborando com a sua independência.

Como atua um fisioterapeuta?

Nos últimos anos, a profissão cresceu e obteve o reconhecimento em diversas áreas, com atuação na saúde primária, secundária e terciária.

As ações primárias são destinadas à promoção de saúde, envolvendo intervenções para a prevenção de doenças e para a preservação do bem estar da comunidade, tais como:

  • Realizar atividades em grupos populacionais específicos, como gestantes, hipertensos e idosos;
  • Conscientizar sobre a importância e estimular a prática de atividades físicas;
  • Realizar orientações posturais para tarefas diárias e ocupacionais;
  • Promover eventos para a comunidade, podendo ser em forma de encontros ou palestras;
  • Orientar sobre as consequências de maus hábitos de saúde, como por exemplo o fumo.

Já as ações secundárias se enquadram no campo da proteção de saúde, com intervenções e tratamentos de doenças agudas. O nível secundário é considerado aquele em que o organismo já se encontra com alterações na forma e na função, por isso o fisioterapeuta irá prevenir que as incapacidades se agravem, introduzido recursos para o tratamento precoce. Podemos citar, por exemplo, os atendimentos ambulatoriais e até mesmo hospitalares.

As ações terciárias envolvem a recuperação, visando reduzir a incapacidade e reintegrar o indivíduo na sociedade. Para esse nível, o fisioterapeuta usa seus recursos específicos, geralmente em sessões individuais e traça suas condutas com base na avaliação do paciente, visando a melhora do quadro clínico. 

Aqui, na atenção terciária, o fisioterapeuta pode também, integrar uma equipe que atende casos de alta complexidade. Um exemplo seria o trabalho em UTI.

Quais são as áreas de atuação do fisioterapeuta?

Enquanto algumas especialidades da fisioterapia como a neurofuncional e a traumato ortopédica são bem conhecidas e consolidadas, outras são menos conhecidas e estão em constante crescimento como a fisioterapia esportiva, home care, fisioterapia do trabalho, fisioterapia para gestantes e grupos especiais.

Como formação, o fisioterapeuta, após a conclusão da graduação pode ainda se especializar em diversas áreas de atuação:

Algumas dúvidas ainda podem surgir:

Fisioterapeuta é médico?

A Fisioterapia é uma profissão regulamentada pelo Decreto-Lei n. 6.316/75, Resoluções do COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, portanto, o fisioterapeuta não é médico, pois realiza a graduação em fisioterapia.

Fisioterapeuta pode pedir exames?

É permitido para convicção de diagnóstico fisioterapêutico e planejamento de conduta terapêutica.

Fisioterapeuta pode prescrever medicamentos?

A prescrição de medicamentos alopáticos pelo fisioterapeuta não é permitida.

Em Sorocaba, aqui na unidade Einstein Bozelli, oferecemos os seguintes serviços de fisioterapia:

Fisioterapia respiratória desde bebês recém nascidos até os idosos.

Como é a fisioterapia respiratória?

A fisioterapia respiratória visa a liberação do fluxo de ar nas vias respiratórias do paciente. Facilita a passagem de ar, desobstruindo os brônquios que muitas vezes encontram-se repletos de secreções.

Utiliza-se muitas vezes de equipamentos e/ou técnicas respiratórias para auxiliar o paciente a mobilizar e expectorar o muco. Busca-se assim, melhorar a capacidade ventilatória e trazer alívio de sintomas como falta de ar, tosse e chiado no peito.

Fisioterapia neurológica para crianças, com ênfase no método Bobath.

Mas o que é o método Bobath?

O Método Bobath é utilizado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogas. O princípio do Conceito Bobath consiste na inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais.

Nesta abordagem, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. Sendo que os objetivos são: diminuir a espasticidade muscular, introduzir os movimentos automáticos e voluntários a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

Os equipamentos mais utilizados neste conceito são: bola terapêutica, o rolo, o andador, o espelho, entre outros.

Reabilitação postural para crianças e adultos.

Temos  uma abordagem que mistura as técnicas posturais  mais eficazes que existem atualmente na fisioterapia, o tratamento é realizado de forma individualizada baseado em uma avaliação detalhada do paciente.

Indicações:

– Lesões de coluna vertebral como hérnias de disco e  protusões discais.

– Desvios posturais como escoliose, cifose, lordose seguidos de dor ou não.

– Sequelas neurológicas;

– Pressões articulares, musculares e dos membros superiores e inferiores (mialgias, tendinites, bursites, artroses, alterações dos joelhos, dos pés, da marcha, entre outros),

– Cefaleias,

·        As sessões tem duração de 1 hora e geralmente são realizadas semanalmente ou conforme orientação do médico e do fisioterapeuta.

·        São indicadas para qualquer idade

Fisioterapia ortopédica.

A Fisioterapia Ortopédica visa reabilitar o sistema músculo-esquelético quando ele apresenta alguma alteração oriunda de traumas, fraturas, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas, lesões esportivas, pós operatório e doenças congênitas que afetam os membros superiores (ombro, cotovelo, punho e mão) e os membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo e pé).

As principais indicações são: entorses, contraturas, tendinites, bursites, pré e pós operatório, hernias discais, escolioses, entre outras.

Na clinica Bozelli você pode contar com especialistas que fazem essa reabilitação de forma individualizada e personalizada, utilizando de eletroterapia, terapia manual e cinesioterapia.

Fisioterapia especializada em cabeça e pescoço:

Disfunção de ATM

A Articulação Temporomandibular  liga o maxilar ao crânio, podendo ser tocada na região anterior da orelha. Ela é responsável pela movimentação da mandíbula para os lados, para trás e para frente, ou seja, precisamos dela para falar, mastigar, bocejar, etc. Qualquer alteração nessa região composta de cartilagem, ligamentos e músculos podem ser diagnosticados como Disfunções das ATMs ou Disfunções Temporomandibulares (DTM).

Quais os sintomas da disfunção?

Sendo uma região muito complexa, ela envolve as estruturas da cabeça, pescoço e ouvido. Os sintomas nessa região geralmente são:    

  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dores no ouvido;
  • Dores ao morder, abrir a boca ou bocejar;
  • Travamentos de boca aberta ou fechada;
  • Dificuldade de abrir totalmente a boca (sensação de mordidas desalinhadas);
  • Dificuldades para ingerir alimentos;
  • Cansaço ao mastigar;
  • Dores na região do pescoço ou nuca.

Quais são as causas?

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, mas muitas vezes pode acontecer por: trauma na região da ATM, stress, apertamento constante dos dentes, bruxismo, mascar chiclete ou roer unhas, má postura, cansaço ao mastigar, dores na região do pescoço ou nuca

Como tratar?

Uma vez identificado o problema pelomédico, dentista ou fisioterapeuta, o tratamento deveser iniciado o quanto antes, sempre porprofissionais especialistas.

O tratamento fisioterapêuticoespecializado para essa região visamelhorar todos os sintomas apresentadosatravés de massagens, manipulações e exercícios específicos  e a acupuntura.

Zumbido

O Zumbido é uma sensação auditiva, um som que não é emitido do meio externo e sim um som que vem de dentro da cabeça ou dos ouvidos, um sintoma que na maioria das vezes pode impactar na qualidade de vida do indivíduo, pode aparecer em alguns momentos da semana ou do dia, mas também pode ser constante e incomodar o dia inteiro, geralmente é mais percebido ao silêncio. O tipo de som também varia, os mais comuns são relatados semelhantes a: apito, chaleira, panela de pressão, abelha, cigarra, ondas do mar, grilo, cachoeira, entre outros.

Entre muitas causas, o zumbido pode ser agravado por problemas osteomusculares da cabeça e pescoço causados por alterações na coluna cervical, má postura, disfunções na Articulação Temporomandibular, Bruxismo ou apertamento dos dentes, nestes casos a fisioterapia pode ajudar no tratamento do zumbido, e a acupuntura pode ajudar independente da causa do zumbido, na clinica Bozelli você pode contar com um tratamento de fisioterapia e acupuntura especializado ao paciente com zumbido, lembrando que antes de iniciar o tratamento com o fisioterapeuta é importante passar em consulta com o otorrinolaringologista.

Reabilitação Vestibular

O equilíbrio postural do ser humano é garantido pela interação complexa dos sistemas vestibular, proprioceptivo e visual. Quando ocorre um distúrbio nestas informações, o indivíduo apresenta sintomas que comprometem a sua qualidade de vida, através de protocolos de exercícios a reabilitação vestibular resgata o equilíbrio recuperando a autoconfiança do indivíduo.

A tontura é o principal sintoma que indica um comprometimento nesse sistema, muitas pessoas a denominam como labirintite, porém na maioria dos casos elas possuem outros diagnósticos, uma sensação de desorientação espacial, instabilidade, flutuação, oscilação, desequilíbrio e distorção visual. Pode acometer crianças e adolescentes, mas é mais frequente em adultos e idosos.

A insegurança física conduz à insegurança psíquica, irritabilidade, perda de autoconfiança, ansiedade, depressão ou pânico. Desequilíbrio à marcha e quedas também são comuns, podendo resultar em severos traumatismos corporais, portanto o tratamento fisioterapêutico tem como objetivo a redução dos sintomas, recuperação do reflexo (estabilidade ocular e postural), treino de equilíbrio, treino de marcha.

Procura uma Clínica de Fisioterapia em Sorocaba?

Se você busca uma Clínica de Fisioterapia em Sorocaba completa e com os melhores profissionais para cuidar de você e da sua família, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar!