FONOAUDIOLOGIA

Equipe de Profissionais capacitados para estimular o processo de comunicação oral e escrita e atuar nos distúrbios de articulação, expressão, compreensão e motricidade oral. Realizamos atendimento fonoaudiológico com pacientes da área da disfagia, deficiência auditiva, paralisia cerebral, síndromes em geral, prematuridade, distúrbios da leitura e escrita, dentre outros. O acompanhamento fonoaudiológico conta com visitas escolares; orientação familiar e encaminhamentos para outros profissionais quando necessário. Prevenção, acompanhamento, diagnósticos precisos e (re)habilitação dos distúrbios de audição, linguagem oral e escrita. O tratamento das alterações da musculatura orofacial (lábios, língua e bochechas) e das alterações funcionais (respiração, mastigação, deglutição e fala) ajuda na estabilidade dos casos tratados com aparelhos ortodônticos. Disfagia. O trabalho Fonoaudiológico voltado à Disfagia, visa identificar sinais, sintomas e condições clínicas que alteram ou provocam distúrbios na deglutição e/ou alimentação. O profissional define, estabelece e discute com a equipe interdisciplinar a conduta e o prognóstico para a deglutição orofaríngea. Programa de Triagem auditiva em bebês e diagnóstico audiológico Trata-se de um programa que avalia e monitora a audição de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Este serviço permite a detecção e identificação precoces da perda auditiva, promovendo assim a intervenção e tratamento adequados. É realizada por Fonoaudióloga com experiência na área e objetiva favorecer a adequada comunicação, uma vez que as alterações auditivas causam impacto relevante nesta área .

Foto de Ana Priscila Agostineli Ghiotto - CRFª 2- 6720

Ana Priscila Agostineli Ghiotto - CRFª 2- 6720

Formada pela PUC-Campinas, bacharel em Fonoaudiologia - 1993. Especialista em Motricidade Oral pelo CEFAC –SP.

Coordenadora dos cursos de fonoaudiologia - CEFAC em Sorocaba.

 Experiência Profissional: Trabalhou cinco anos no Instituto Paulista de Fonoaudiologia  São Paulo, Hospital Regional - Sorocaba, CAAD – Sorocaba, Prefeitura de Pilar do Sul, APAE - Sorocaba, Casa Transitória André Luiz - Sorocaba, Pro Oral – Porto Feliz

Atualmente: Consultório Bozelli – Sorocaba, Escola Chave de Ouro – Sorocaba, Nova Escola – Sorocaba 

Área de Atuação:

Motricidade Oral - É a área da fonoaudiologia que trabalha com as alterações da musculatura orofacial (lábios, língua e bochechas) e das alterações funcionais (respiração, mastigação, deglutição e fala) ajuda na estabilidade dos casos tratados com aparelhos ortodônticos e pós cirurgia de adenóide.

Dislexia – Falha no processo da habilidade da leitura e da escrita

Dislalia - É um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação de palavras, apresentando omissão, distorção, troca ou acrescentando fonemas ou sílabas. Igual a troca do cebolinha r por l.

Atraso de Linguagem – O atraso de linguagem, diz respeito a um início tardio no desenvolvimento da linguagem da criança.

Fonoaudiologia Educacional – Participa do planejamento educacional, na detecção precoce das alterações da comunicação oral e desenvolvimento infantil, orientação a pais e professores.

Cursos Recentes:

- Alterações da Linguagem Infantil – 2105

- Processamento Auditivo - 2015

- Terapia da Fala – 2014

- Curso Ortografando - 2014

- Curso Workshop teste da Linguinha - 2013

- Curso Estratégias de Terapia para o trabalho com as Dificuldades de Aprendizagem nos Transtornos Funcionais Específicos. 2013

Foto de Daniela Moreira Nery Gozzano – Fonoaudióloga – CRFª 7898

Daniela Moreira Nery Gozzano – Fonoaudióloga – CRFª 7898

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Alterações de Linguagem, Audiologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: atraso de linguagem; atraso cognitivo, deficiência auditiva, diagnóstico precoce, desenvolvimento global, reabilitação auditiva e bebês.

Formação acadêmica/titulação

 2003 – 2007 - Doutorado em Saúde Pública. 

Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Título: Um relato sob a perspectiva dos familiares no processo de identificação, diagnóstico e intervenção da deficiência auditiva infantil, Ano de obtenção: 2007
Orientador: Paulo Rogério Gallo  

1996 - 2000 - Mestrado em Fonoaudiologia. 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Título: O processo terapêutico de uma criança deficiente auditiva - uma possível articulação entre a teoria e a prática fonoaudiológicas, Ano de obtenção: 2000
Orientador: Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo 

1992 – 1995 -  Graduação em Fonoaudiologia. 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Título: Embriologia dos órgãos fonoarticulatórios. 

Foto de Daniela Cristina Freitas Ferreira - CRFª 9960

Daniela Cristina Freitas Ferreira - CRFª 9960

Fonoaudióloga clínica formada pela UNIMEP (1998),com atuação na Habilitação e Reabilitação Neurofuncional pediátrica e adulto. Especialista em DISFAGIA e Âmbito Hospitalar, vivência na reabilitação das disfunções orais, comunicativas, proprioceptivas e alimentares,desenvolvendo trabalhos relacionados a adaptação e organização das funções estomatognáticas (sucção, mastigação e deglutição), com sólido conhecimento na área.Considerável experiência com portadores de necessidades especiais e com deficits funcionais. Fazendo uso das técnicas therapy tapin  e Eletroestimulação aplicada a Fonoaudiologia.

Incentivadora do aleitamento materno, com certificado pela Rede internacional em defesa do direito de Amamentar IBFAN-Brasil e apta a realizar o protocolo "teste da Linguinha."Buscando certificação no curso avançado em BLW ( baby Led Wening).

Foto de Stella Spalluto de Barros Rossi -  CRFª 2 – 7239

Stella Spalluto de Barros Rossi - CRFª 2 – 7239

Experiência Profissional

Profissional com 20 anos de experiência na área de Fonoaudiologia com atuação Clínica, Educacional e em Saúde Pública;Atuação clínica em casos de disfunções temporomandibulares e motricidade orofacial;Experiência na implantação e atuação em projetos de pesquisa de disfunções da ATM;Aplicação e interpretação de exames computadorizados: eletromiografia, eletrognatografia e sonografia (ruídos da ATM);Experiência no setor de Estimulação Precoce com crianças de 0 a 6 anos;Atuação na realização de triagem, avaliação, atendimento terapêutico (individual e em grupo), orientação e encaminhamento de crianças, jovens, adultos e idosos nas áreas de motricidade orofacial, distúrbios da linguagem, voz, distúrbio articulatório, distúrbio da leitura e escrita e gagueira;Atuação em equipes multidisciplinares com assistência a pessoas com deficiência. Atendimento individual e em grupo, orientação a pais, professores e cuidadores;Atuação no processo de Inclusão Educacional de pessoas com deficiência na rede pública de ensino;Experiência na utilização da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) em terapia e em unidade escolar.

Formação Acadêmica

Especialização em Motricidade Orofacial – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica – CEFAC – 1996

Fonoaudiologia – Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo – 1994

Foto de Ana Emília Linares Pereira - CRFa 12.616

Ana Emília Linares Pereira - CRFa 12.616

Fonoaudióloga

2007 - 2009

Doutorado em Fisiopatologia Experimental. 
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 
Título: Correlação do potencial evocado auditivo de estado estável com outros achados em audiologia pediátrica, Ano de obtenção: 2009. 
Orientador: Prof. Dr. Orozimbo Alves Costa Filho. 

2003 - 2006

Mestrado em Fisiopatologia Experimental. 
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 
Título: Medidas imitanciométricas em crianças com ausência de EOAS no nascimento aos oito meses de idade,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profª Drª Renata Mota Mamede Carvallo.

 2003 -2004

Aprimoramento em Implante Coclear no Instituto Alfa em Bauru                                     

 2002 - 2003

Especialização em Audiologia Clínica. (Carga Horária: 708h). 
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 
Título: Latência do reflexo acústico em crianças com alteração do processamento auditivo. 
Orientador: Profª Drª Renata Mota Mamede Carvallo.

1998 - 2001

Graduação em Fonoaudiologia. 
Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. 
Título: Nível de conhecimento dos profissionais sobre a prevenção da deficiência auditiva infantil. 
Orientador: Mariza Ribeiro Feniman. 
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.