Setembro Laranja: Campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria no Combate a Obesidade Infantil

21 de Setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
21 de setembro de 2019
Outubro Rosa
14 de outubro de 2019
 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 41 milhões de crianças menores de cinco anos estejam acima do peso. Para a Sociedade de Pediatria esse dado é alarmante e a entidade está empenhada para que seja drasticamente reduzido.

Hoje temos a Obesidade como uma doença epidêmica no mundo.

A mudança do hábito alimentar da população brasileira hoje é rica em alimentos processados, com elevadas concentrações de Sódio, gorduras, açúcares, conservantes; com alto valor calórico e baixa quantidade de fibras, vitaminas e alimentos com propriedades nutricionais adequadas para as crianças. Isto tudo, aliado ao aumento de sedentarismo, uso cada vez mais precoce de eletroeletrônicos, atividades confinadas em ambientes fechados pela violência fez com que tivéssemos um grande aumento desta doença na nossa população.

Além da saúde física (provável adulto com hipertensão, doenças cardiovasculares, alterações lipídicas, etc.), é importante lembrar dos transtornos psicológicos que a criança obesa irá muitas vezes sofrer: bullying, baixa autoestima, depressão, dificuldade de socialização e até mesmo exclusão de outras crianças do grupo a que pertence.

A conscientização das famílias e de toda a sociedade no que diz respeito aos hábitos alimentares é imprescindível para que a obesidade seja combatida.

Cabe ao pediatra fazer a orientação e diagnóstico precoce da doença e junto a família tratar a criança o mais precoce possível.

Dra. Paula Cristina Ranzini – pediatra CRM: 98127

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP