Trauma Dental

Vacinas para Viajantes
11 de dezembro de 2018
Volta as Aulas com Saúde
11 de janeiro de 2019
 

Durante as férias escolares é muito comum as crianças sofrerem quedas nas quais os dentes são atingidos.

Pensando nisso, formulamos algumas dicas orientando o que fazer caso seu filho sofra um traumatismo dentário:

O primeiro passo é manter a calma e entrar em contato com seu odontopediatra de confiança o mais rápido possível. A criança precisa se sentir segura e acolhida.

O segundo passo é observar se o trauma gerou desmaio, vômito e/ou dores de cabeça. Neste caso, deve-se levar a criança primeiramente ao médico ou hospital.

Na ausência desses sintomas leve imediatamente ao odontopediatra.

O tempo entre o trauma e o atendimento feito pelo odontopediatra é muito importante. O sucesso do tratamento está diretamente relacionado a isso.

Mesmo nos casos mais simples, o ideal é que a criança seja avaliada nas primeiras 2h após o trauma.

Um exame radiográfico pode ser necessário para uma melhor avaliação e planejamento do caso.

Se o trauma provocou sangramento, é indicado limpar levemente a boca da criança com gaze e soro fisiológico (na ausência de soro fisiológico, é possível usar com água filtrada), com cuidado.

Pode-se, também, colocar bolsa térmica gelada na região traumatiza para controlar sangramento e inchaço.

É importante evitar dar chupetas, mamadeiras ou objetos que a criança possa colocar na região pois, ao sugar ou morder com força o quadro inicial pode piorar.

Deve se verificar se houve fratura de algum fragmento (pedaço) do dente ou até mesmo avulsão do mesmo (dente saiu inteiro da boca). Caso isso ocorra o pedaço ou o dente deve ser colocado inteiro submerso numa solução de leite ou soro, manipulando o mínimo possível esse dente. Esse fragmento ou dente precisa ser levado junto na consulta do odontopediatra.

ATENÇÃO:  caso o DENTE DE LEITE saia totalmente da boca da criança (avulsão), o mesmo não deve ser recolocado, pois isso pode prejudicar o dente sucessor permanente que irá nascer.

Caso o DENTE PERMANENTE saia totalmente da boca da criança ou adolescente (avulsão), deve ser colocado na solução de leite ou soro fisiológico. Não se deve nunca pegar o dente pela raiz, somente pela coroa do dente (parte que aparece na boca quando sorrimos).

Portanto, se ocorrer um traumatismo dentário siga esse passo a passo e procure o seu odontopediatra!